A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

11 milhões de pessoas podem ter sido afetadas pelos incêndios no Brasil

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revelou que cerca de 11,2 milhões de brasileiros foram diretamente impactados pelos incêndios florestais desde o início de 2024. Esse número alarmante representa um aumento significativo em comparação com o ano passado, quando apenas 630,7 mil pessoas foram afetadas.

Os incêndios geraram um prejuízo econômico estimado em R$ 1,1 bilhão. A situação tem levado um número crescente de cidades a decretar estado de emergência: até 16 de setembro, 538 municípios haviam tomado essa medida, contrastando com os 23 do ano anterior.

Além dos danos causados pelos incêndios, o Brasil também enfrentou graves prejuízos devido à seca e estiagem. Este ano, 9,3 milhões de pessoas foram afetadas por essas condições, resultando em mais de R$ 43 bilhões em perdas econômicas.

Em resposta à crise climática, a CNM apoia a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 31/2024. A proposta visa criar o Conselho Nacional de Mudança Climática, a Autoridade Climática Nacional e o Fundo Nacional de Mudança Climática. O Conselho incluirá líderes do governo federal, estadual e municipal, além da Autoridade Climática, que será responsável por implementar e monitorar políticas climáticas.

O fundo receberá 3% da arrecadação dos Impostos de Renda e sobre Produtos Industrializados (IPI) para ajudar a combater as mudanças climáticas. A CNM defende que essas medidas são necessárias devido à ineficácia dos métodos atuais de gestão de recursos para enfrentar as consequências das mudanças climáticas.

A proposta busca fortalecer a resposta do país às crises ambientais e melhorar a gestão das políticas climáticas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.