A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

3 anos para pagar e juros zero: Empréstimo liberado para quem passou de 65 anos

Em uma resposta às crises provocadas pelas situações de calamidade pública, o Governo Federal disponibiliza uma linha de crédito especial para idosos com mais de 65 anos inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC). O empréstimo tem juros zero e pagamento parcelado em até 36 meses. 

Vale ressaltar que esse empréstimo está restrito aos beneficiários que residem em municípios em estado de calamidade pública, reconhecidos pelo Governo Federal. Essa medida visa proporcionar um alívio financeiro imediato aos idosos mais vulneráveis durante os períodos de emergência.

Facilidades do BPC para os idosos

Para os idosos afetados por desastres naturais ou outras situações de emergência, o governo facilita o acesso antecipado ao BPC no primeiro dia do cronograma de pagamento enquanto perdurar o estado de calamidade. 

Além disso, os beneficiários têm a opção de solicitar um adiantamento correspondente a uma renda mensal adicional do benefício. 

Esse valor extra pode ser sacado diretamente nos bancos ou correspondentes bancários, com reembolso em até 36 meses, sem a incidência de juros ou taxas adicionais.

Como funciona o BPC?

O BPC é destinado a idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade, que apresentem impedimentos de longa duração (de pelo menos dois anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. 

Estes impedimentos devem ser suficientes para impedir sua participação plena e eficaz na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Importante ressaltar que o BPC não é uma aposentadoria e não requer contribuições prévias ao INSS, diferenciando-se também por não pagar 13º salário nem deixar pensão por morte.

Processo de Solicitação

Para ser elegível ao BPC, a renda per capita familiar do requerente deve ser igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo. Os interessados devem estar inscritos no Cadastro Único antes de solicitar o benefício e passar por uma avaliação médica e social realizada pelo INSS. 

A solicitação do BPC pode ser feita pelos canais de atendimento do INSS, incluindo o site ou aplicativo “Meu INSS”, além das Agências da Previdência Social.

A inscrição no Cadastro Único é um requisito obrigatório para a concessão do BPC, permitindo ao governo identificar e auxiliar os cidadãos que realmente necessitam do apoio. Este cadastramento, junto com a inscrição no CPF de todas as pessoas da família, é essencial para processar e aprovar o benefício.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.