5 itens que você não pode ter ou levará multa de trânsito
Dirigir com segurança vai além de seguir as regras básicas; também requer estar atento aos acessórios permitidos no seu veículo. Aqui estão cinco modificações comuns que podem resultar em multas salgadas e até mesmo na apreensão do seu carro, se não estiverem de acordo com as normas:
- Faróis de xenônio não originais: A instalação de faróis de xenônio que não sejam originais de fábrica é proibida, podendo resultar na retenção do veículo até regularização.
- TVs e DVDs em movimento: Assistir a vídeos enquanto dirige é permitido apenas se o veículo estiver estacionado. Sistemas que não bloqueiam a visualização em movimento são considerados infração.
- Envelopamento total do carro: Mudar a cor do veículo por meio de envelopamento precisa ser informado e autorizado, sob pena de consideração do carro como irregular.
- Película tipo G5: Esta película, com transparência de apenas 5%, prejudica a visibilidade externa, configurando uma infração de trânsito se instalada no veículo.
- Instalação de engate não regulamentado: Engates só podem ser instalados em veículos que atendem às especificações de peso e tração definidas pelo Contran. Instalar um engate não regulamentado é considerado irregular.
Para evitar problemas, é crucial verificar as regulamentações do Contran antes de realizar qualquer modificação no seu veículo. Caso algum desses acessórios já esteja instalado, buscar orientação para regularizá-los é fundamental. Assim, você evita multas pesadas e garante a segurança legal do seu meio de transporte.