Quando surgiu o Bitcoin?
A história do Bitcoin (BTC) é repleta de mistérios desde o seu surgimento. Desde a sua criação, uma coisa que nunca foi tão bem difundida foi a identidade da pessoa – ou pessoas- que desenvolveram o projeto, gerando diversas suspeitas.
Primeiramente, é importante saber o que é o Bitcoin. Bitcoin nada mais é que uma forma de dinheiro eletrônico ponto a ponto que pode ser transferido sem a necessidade de instituições financeiras intermediárias. Isso permite que duas pessoas, mesmo em países diferentes, possam enviar Bitcoin uma para a outra sem precisar necessariamente de bancos ou empresas de remessa internacional.
Além disso, as transações financeira são confirmadas na blockchain, um banco de dados gigante que registra todas as negociações dos usuários. Essa tecnologia foi criada com o Bitcoin, permitindo que os próprios participantes atuem como auditores da rede.
O que chama mais atenção é que por conta da ausência de uma terceira pessoa, as transferências de Bitcoin entre países costumam ser mais baratas e rápidas. O Bitcoin é uma moeda completamente digital, um das vantagens é a decentralização e não está sob o domínio do governo, empresas ou indivíduos.
Nesse caso, não é preciso que uma Casa da Moeda o imprima, e nenhum Banco Central tem o poder de controlar seu preço. Seu valor depende principalmente da lei de oferta e demanda.
Surgimento
O Bitcoin surgiu em 31 de outubro de 2008, quando seu criador, conhecido como Satoshi Nakamoto, enviou um e-mail para um grupo interessado em criptografia.
Na mensagem, o homem apresentou a ideia de um sistema de dinheiro completamente eletrônico peer-to-peer, e também compartilhou o white paper da criptomoeda, detalhando seus fundamentos e funcionamento.
A primeira transação de Bitcoin ocorreu no bloco Gênese, minerado em 3 de janeiro de 2009, onde Nakamoto incluiu a mensagem “Chanceler à beira do segundo resgate aos bancos”, aludindo às motivações por trás da criação do Bitcoin.