É possível sacar cheque em qualquer agência?
Com a modernização das transações financeiras, o cartão de crédito ou até mesmo o PIX se tornaram os queridinhos do consumidor. Devido esse motivo, o uso dos cheques se tornaram quase obsoletos. Contudo, alguns estabelecimentos valorizam essa forma de pagamento.
Há alguns anos, os cheques eram considerados um ótimo meio de pagamento, mas pela exigência de muitos estabelecimentos passaram a fazer na hora de aceitá-lo e a facilidade para a se obter um cartão de crédito, essa modalidade foi jogada para escanteio.
O saque de um cheque
O processo de saque de um cheque, embora seja mais trabalhoso, pode ser considerado simples e rápido. O primeiro passo, ao chegar à agência, é necessário apresentar seus documentos de identificação. No caso de um cheque nominal, apenas a pessoa cujo nome se encontra no cheque tem permissão para efetuar o desconto.
Para ficar mais simples de compreender, um cheque nominal é direcionado explicitamente para um “indivíduo” específico. Logo, é imprescindível que o beneficiário compareça à agência com seus documentos de identificação.
No momento em que o cliente se encontra na agência, é possível verificar se a conta associada ao cheque possui fundos suficientes para cobrir o valor. Essa conferência é conhecida como a verificação de “cheque com fundos ou sem fundos”.
Com o depósito a verificação pode demorar até 3 dias. Nesse caso a verificação fica a depender do banco e do banco do emissor. No caso do desconto por depósito, o cheque nominal apenas poderá ser depositado na conta-corrente do destinatário referenciado.