Este é o país mais seguro do mundo, pouca gente apostaria nele
Na Europa, uma ilha conhecida por seus vulcões, gêiseres e paisagens de lava também ostenta o título de país mais seguro do mundo há mais de uma década. A Islândia, com uma população de apenas 394 mil habitantes, lidera o Índice Global da Paz desde sua criação em 2008, graças aos baixos níveis de homicídios, terrorismo e conflitos armados.
O Índice Global da Paz, produzido pelo Institute for Economics and Peace, avalia a segurança de 163 países. A Islândia encabeça a lista todos os anos desde 2008, destacando-se por sua estabilidade política, sociedade pacífica e ausência de conflitos armados significativos. O relatório mais recente, referente ao 17º Índice Global da Paz, destaca essa liderança contínua da Islândia.
O Brasil ocupa a 132ª posição, dentre os países sul-americanos, fica à frente apenas de Venezuela e Colômbia. O índice é calculado com base em três indicadores principais: conflitos domésticos e internacionais, harmonia ou discórdia interna e militarização do país.
O relatório também chama a atenção para uma tendência preocupante, o mundo se tornou um pouco menos seguro no ano passado, com conflitos internacionais em seu nível mais alto em 15 anos. O conflito na Ucrânia, juntamente com outros conflitos em países da África Subsaariana e da Ásia-Pacífico, contribuiu para um aumento de 96% no número de mortes relacionadas a conflitos.
A lista completa dos dez países mais seguros do mundo é a seguinte:
- Islândia
- Dinamarca
- Irlanda
- Nova Zelândia
- Áustria
- Singapura
- Portugal
- Eslovênia
- Japão
- Suíça
Na outra ponta do ranking, o Afeganistão é considerado o país mais inseguro do mundo.