Parente de Silvio Santos ajudou a descobrir o Brasil
A origem do nome Senor na TV ainda nos 80, vem da descendência de Dom Isaac Abravanel, judeu financista responsável pelas finanças de Portugal e da Espanha no século 15. Segundo Silvio, o homem que o originou, consertou as finanças de Portugal, e ainda defendeu os judeus na época da inquisição pela igreja católica.
O apresentador conta a origem de seu nome de maneira emocionada. Diz ainda, que o título de Dom não existe no Brasil. Ainda, disse que foi Dom Isaac Abravanel que deu dinheiro para que Colombo viesse até a América. A origem de Senor veio por parte do pai, que disse que o título era frescura, então Senor significa “Dom Abravanel”.
Mudança de nome
Apesar da origem nobre do nome, Silvio Santos optou por um nome artístico desde muito jovem. Sua mãe já tinha dificuldade em pronunciar “Senor”, assim o chamava de Silvio.
Quando deu início à carreira na rádio, decidiu trocar o sobrenome para poder participar de um programa de calouros. Desse modo, trocou o sobrenome Abravel para “Santos”, se usasse o mesmo nome não o ouviriam. Assim, ficou “Silvio Santos” como é até hoje.