Santander monta operação especial para retomar clientes perdidos para bancos on-line
O Santander lançou uma estratégia para recuperar clientes de baixa renda que migraram para bancos digitais. A iniciativa inclui o lançamento de um cartão de crédito e conta corrente sem custos, além de gratuidade para saques, numa tentativa de reposicionar o banco diante da competição acirrada com instituições financeiras on-line.
Segundo Mario Leão, CEO do Santander Brasil, metade dos clientes do banco tornou-se inativa ao longo do tempo, impulsionada pela concorrência de bancos digitais. Agora, o foco é oferecer uma experiência “simples, precisa e moderna” para atrair essa clientela de volta. “Se o cliente não está ativo aqui é porque está em outro lugar. Queremos recuperar o jogo”, disse Leão.
O novo posicionamento do Santander segue um período de expansão entre 2020 e 2021, quando o banco superestimou a capacidade de endividamento dos clientes de baixa renda. Agora, o banco busca equilibrar a relação de risco, adotando estratégias de crédito mais cautelosas, como empréstimos consignados e financiamentos imobiliários.
Embora o apetite para crédito seja mantido, o Santander adotará limites menores para cartões de crédito, recalibrando-os conforme o comportamento dos clientes. “Queremos ter uma relação mais dinâmica”, afirmou Leão. Para ele, a queda de juros é positiva, mas o fator-chave para maior concessão de crédito é o aumento da renda disponível, alcançável com crescimento econômico e controle inflacionário.
O banco também planeja reduzir o número de agências físicas, acompanhando a tendência de maior uso de serviços digitais pelos clientes. No entanto, manterá uma presença multicanal, com agências espalhadas pelo país.
O resultado financeiro do primeiro trimestre mostra que a estratégia começa a dar frutos. O lucro do Santander foi de R$ 3 bilhões, um crescimento de 37% em relação ao último trimestre e 41,2% na comparação anual. A expectativa é que, ao retomar clientes perdidos para os bancos digitais, o banco possa continuar a crescer.