Nobre atitude de Claro, Vivo e Tim para ajudar o povo gaúcho
Em meio às fortes chuvas e enchentes que devastaram mais de cem cidades do Rio Grande do Sul, as operadoras Claro, TIM e Vivo tomaram uma atitude solidária para ajudar a população afetada. As três gigantes da telefonia liberaram acesso gratuito à internet móvel para os moradores dessas regiões, permitindo que, mesmo sem créditos ou estando inadimplentes, pudessem se manter conectados e informados.
A Claro ofereceu um bônus de 5 GB para os clientes do Prezão, com validade de 7 dias, e para os do Claro Controle e Claro Flex, válidos por 30 dias. A medida, em vigor desde o dia 2 de maio, foi bem recebida pelos usuários. A TIM liberou um bônus de 10 GB para clientes do pré-pago e do controle, proporcionando amplo acesso à internet. A Vivo, por sua vez, concedeu uma franquia de 10 GB para clientes do pré-pago da região, com validade de 5 dias.
Além da internet gratuita, as operadoras também adotaram uma rede aberta para permitir que os usuários se conectem a outras redes, caso a sua esteja indisponível. Essa medida é essencial em situações de emergência, permitindo que clientes da TIM usem antenas da Claro, por exemplo. Para usufruir dessa funcionalidade, é necessário ativar a função de roaming no celular, cujo passo a passo está disponível para dispositivos Android e iOS.
Além do acesso à internet, as operadoras estão promovendo ações para arrecadar doações e ajudar as comunidades afetadas. A Fundação Telefônica Vivo lançou uma campanha para arrecadar alimentos, kits de higiene e outros itens de necessidade, com a promessa de dobrar o valor doado. A Claro abriu pontos de coleta em seus prédios administrativos e lojas físicas para receber doações de alimentos não perecíveis, roupas, itens de higiene, cobertores, fraldas e água mineral.