Apple anuncia que enviará doações ao Rio Grande do Sul
O CEO da Apple, Tim Cook, anunciou na noite de terça-feira, 7 de outubro, que a empresa fará doações para auxiliar os esforços de socorro no Rio Grande do Sul. A declaração foi feita através de uma publicação no X (antigo Twitter), na qual Cook expressou solidariedade às pessoas afetadas pelas enchentes que devastaram o Estado.
“Nossos corações estão com os afetados pelas devastadoras e trágicas enchentes no Brasil”, escreveu Cook, antes de acrescentar que a “Apple vai doar para os esforços de socorro no território”.
A mensagem de Cook veio poucas horas após um evento da Apple em que a empresa lançou novos produtos, incluindo os novos iPads, o Apple Pencil Pro e um novo Magic Keyboard. No entanto, a publicação do CEO se concentrou nas tragédias causadas pelas enchentes, que já resultaram em mais de 95 mortes e deixaram cerca de 200 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas. Além disso, aproximadamente 1,44 milhão dos 11,3 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul foram direta ou indiretamente afetados pela tragédia.
A equipe de reportagem tentou obter mais detalhes sobre a ajuda mencionada por Tim Cook entrando em contato com a Apple no Brasil, mas não recebeu resposta até a publicação desta matéria.
Esta não é a primeira vez que o CEO da Apple anuncia doações para socorro em tragédias. Cook já havia feito postagens semelhantes após os terremotos em Marrocos, Turquia e Síria, assim como nas enchentes no Paquistão. Em cada caso, a Apple se comprometeu a doar para os esforços de socorro.
Apesar de não haver confirmação oficial do valor da doação para o Rio Grande do Sul, especula-se que a Apple doou US$1 milhão para cada uma das tragédias anteriores, o que equivale a aproximadamente R$5 milhões.