Como saber se o lançamento no extrato é positivo ou negativo?
Em uma era de muitas informações é quase impossível conseguir lidar com tudo de um vez. Trazendo um pouco para o lado financeiro, quem nunca ficou perdido nos extratos bancários. É mais que normal a gente se confundir ou ficar totalmente perdido quando se trata de assuntos financeiros.
Geralmente, muitos clientes ainda enfrentam dificuldades para distinguir entre valores positivos e negativos, devido à variedade de modelos adotados pelos bancos.
Em alguns casos, para lidar com a dificuldade, alguns utilizam cores azul e vermelho para destacar ganhos e gastos, outros optam por abreviações, siglas ou símbolos. Essa diversidade tem gerado confusão entre os correntistas, levantando questões sobre a necessidade de padronização para simplificar o entendimento.
Lançamento no extrato
Se tem uma coisa que é indispensável é a educação financeira, isso porque boa parte dessas dúvidas seriam sanada e diminuiria os transtornos, porém, estamos aqui para ajudar. Para alguns bancos, a simplicidade é a chave: cores claras como o azul representam entradas de dinheiro, enquanto o vermelho sinaliza despesas.
No entanto, algumas instituições utilizam outra técnica, usando abreviações, o que exige um conhecimento prévio.
Um dos grandes problemas, é a falta de uniformidade entre os modelos. Nesse caso, é importante consultar os guias fornecidos pelos próprios bancos para entender a lógica por trás dos lançamentos no extrato.
Assim, existem várias discussões sobre a importância da padronização. Contudo, como ainda não foi escolhido um modelo uniforme, a atenção nesse momento é fundamental e lembre-se: na dúvida sempre pergunte. Outra dica é conferir sempre com calma; em alguns casos, a informação passa despercebida.