Doações recebidas por PIX no RS serão auditadas por empresa especializada
Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, realizou uma entrevista coletiva nessa segunda-feira, e anunciou que o governo contratou uma empresa para realizar uma auditoria das doações recebidas por meio do Pix. Essas doações foram destinadas para auxiliar as vítimas das fortes chuvas que atingem o estado há duas semanas.
Até a manhã dessa segunda, o valor arrecadado via Pix ultrapassava a marca de R$ 95 milhões. O canal para doações foi criado no início de maio. O governo gaúcho aidna detalhou que em 5 de maio, estabeleceu um Comitê Gestor da conta SOS Rio Grande do Sul, composto por entidades públicas e privadas.
Esse grupo terá a responsabilidade de definir ações, medidas e critérios de distribuição dos recursos arrecadados pela chave Pix, destinados às vítimas das enchentes.
Ações do governo do RS
Além disso, Leite revelou que o governo do Rio Grande do Sul implementou um canal telefônico, o 0800-2055151, para atender pessoas ou entidades que desejam fazer doações em volumes superiores a uma tonelada.
O objetivo é facilitar a logística de entrega, determinando locais e horários para a distribuição eficiente dos materiais.
Orientações para doações
Para doações de volumes inferiores a uma tonelada, o governador orienta os doadores a consultarem o site do SOS Rio Grande do Sul, onde podem verificar quais são os itens mais necessários e para onde devem direcionar suas contribuições.
Leite também informou que está em fase de testes um aplicativo que fornecerá informações aos voluntários que estão atuando em campo, indicando os locais para os quais devem se dirigir, agilizando assim o processo de distribuição de ajuda às comunidades afetadas pelas chuvas.