Empreendedor cria empresa que fatura mais de R$ 30 mi para suprir a falta de ensinamentos da faculdade
Lucas Rana, um empreendedor de 32 anos, fundou a DNC após perceber uma lacuna no mercado educacional. Enquanto estudava engenharia de produção e trabalhava na indústria automotiva, notou que muitos universitários careciam de treinamentos direcionados ao mercado de trabalho. Diante dessa demanda, decidiu criar cursos específicos, começando com o AutoCAD, software essencial para desenhos técnicos.
A DNC, fundada em 2012, inicialmente oferecia cursos presenciais de softwares como Excel. O sucesso foi imediato, com 40 inscritos já na primeira turma de AutoCAD. Esse impulso motivou Rana a abandonar sua carreira na indústria automotiva para se dedicar exclusivamente ao negócio.
A empresa, que começou em Lorena, interior de São Paulo, expandiu suas operações para 14 cidades em São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Em 2019, diante da necessidade de se adaptar ao mercado, a DNC migrou para o ensino à distância, uma transição que inicialmente encontrou resistência por parte do fundador.
“Eu sempre tive uma resistência muito grande para o online, mas, naquele momento, tive que juntar todo o meu time de produto e dizer ‘a gente só sai dessa sala quando desenvolver um modelo online que a gente realmente acredite que funciona’. E deu certo”, conta Rana.
Hoje, a DNC oferece cursos focados em profissões digitais em alta demanda, como cientista de dados e analista de growth marketing. Com uma metodologia orientada para a empregabilidade, a empresa tem como objetivo garantir que seus alunos estejam empregados em até três meses após o curso.
Com mais de 10 mil alunos formados e um crescimento de mais de 100% desde 2020, a DNC projeta alcançar mais 11 mil novos alunos em 2024 e um faturamento de R$ 50 milhões.
Fonte: Adaptado de Insper.