Quem paga por aproximação está correndo sério risco de perder dinheiro
Utilizar a opção de pagamento por aproximação trouxe mais praticidade para o dia a dia dos brasileiros, porém abriu espaço para as ações de golpistas se tornarem mais frequentes. Dessa forma, mais relatos de cartões clonados e dinheiro roubado sem perceber têm aparecido de forma frequente. Essas situações exigem medidas de proteção.
O golpe acontece da seguinte maneira: os criminosos se aproveitam da tecnologia por aproximação e realizam transações fraudulentas, usando máquinas de cartões adulteradas, se aproximam dos bolsos e bolsas das pessoas, geralmente em multidões.
A transição acontece de forma rápida e sem exigir a senha, debitando o dinheiro da conta da vítima instantaneamente.
Como se proteger dos golpes?
Para se proteger, é importante estar atento a alguns sinais de alerta:
- Movimentos Suspeitos: Fique atento se alguém se aproximar demais de você em locais movimentados, especialmente se estiver com bolsas ou mochilas abertas.
- Compras Não Reconhecidas: Verifique frequentemente o extrato do seu cartão para identificar transações estranhas ou não reconhecidas.
- Notificações Instantâneas: Ative as notificações por SMS ou aplicativo do banco para receber alertas imediatos sobre cada transação realizada com seu cartão.
Medidas de Segurança
Para evitar ser vítima desse tipo de golpe, o cidadão pode adotar algumas medidas para a sua própria segurança. Desse modo, ao estar na rua, se você não utiliza o pagamento por aproximação com frequência, pense em desativar essa opção temporariamente pelo aplicativo do banco.
Além disso, é possível estipular um valor de limite das transações por aproximação no aplicativo bancário. Ainda, é recomendado utilizar cartões com chip EMV, que oferecem mais proteção contra clonagem.
Por fim, mantenha seus cartões em porta-cartões com proteção RFID e evite deixá-los em bolsas ou mochilas sem vigilância. Ao detectar uma fraude, denuncie imediatamente.