Confirmada lista de remédios gratuitos entregues aos que passaram de 60 anos
À medida que avançamos em idade, o cuidado com a saúde se torna cada vez mais crucial, incluindo o acesso a medicamentos essenciais. Os idosos, com 60 anos ou mais, têm direito a receber remédios gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamentos de saúde, o que pode representar uma significativa ajuda financeira e um benefício vital para a qualidade de vida.
Garantido pelo Estatuto da Pessoa Idosa, o direito aos medicamentos gratuitos para idosos é estipulado no Artigo 15, Parágrafo 2º da Lei nº 10.741/2003. Essa legislação assegura que o poder público forneça, gratuitamente, medicamentos, em especial os de uso contínuo, além de próteses, órteses e outros recursos relacionados ao tratamento, habilitação ou reabilitação.
Por meio de estabelecimentos como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e farmácias credenciadas ao programa Farmácia Popular, os idosos podem obter os medicamentos gratuitos. Para usufruir desse benefício, é necessário apresentar documentos como documento oficial com foto, CPF e receita médica. Caso o idoso não possa comparecer pessoalmente, é possível autorizar outra pessoa por meio de procuração.
A lista de medicamentos gratuitos para idosos é divulgada pela Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais) e inclui uma variedade de opções, como Glicerol, Danazol, Digoxina, Cefalexina, Omeprazol, entre outros. Além disso, idosos que possuem plano de saúde também podem obter medicamentos gratuitos, aproveitando coberturas adicionais ou descontos exclusivos.