Com pudim de mais de 50 sabores confeiteiro fatura mais de R$ 500 mil
Diego Sollon, 39 anos, iniciou sua jornada em busca do pudim perfeito há onze anos. Depois de se incomodar com a receita utilizada em um restaurante onde trabalhava como chefe confeiteiro em Natal (RN), ele decidiu criar sua própria versão da sobremesa. Um ano depois, ao mudar-se para Mossoró e precisar de renda extra, começou a vender pudins para os vizinhos, sem imaginar que estava prestes a transformar essa iniciativa em um negócio de sucesso .
Formado em gastronomia e pós-graduado em confeitaria e panificação, Sollon inicialmente via a venda de pudins como um empreendimento temporário. Ao lado do marido e sócio, Daniel Praxedes, 31 anos, usou as redes sociais para divulgar seu trabalho e atrair clientes. Após perceber a alta demanda, decidiram lançar cinco novos sabores de pudim, o que impulsionou o negócio e levou o casal a focar exclusivamente na produção da sobremesa .
Para Além das Encomendas
A Sopudim foi fundada oficialmente em 2015 e começou a operar no apartamento de Sollon e Praxedes. Inicialmente, contava com apenas cinco sabores, mas a variedade cresceu rapidamente, atendendo aos desejos dos clientes por novidades. Hoje, a Sopudim oferece mais de 50 sabores, incluindo opções como pistache, queijadinha, café, panetone, ninho com Nutella e queijo com goiabada . “Começamos com cinco sabores e fomos expandindo o leque depois que percebemos que os sabores diferentes movimentavam o negócio. Hoje, temos pudins para todas as épocas do ano”, comenta Sollon .
Com a pandemia, o casal teve que se reinventar. “As pessoas sempre pediam as receitas nas redes sociais, perguntavam se produzíamos em fornos comuns e como chegávamos à textura perfeita. Pensando nisso, lançamos um e-book”, lembra Praxedes . A ideia deu certo e o casal decidiu criar vídeo-aulas a partir do conteúdo do livro digital. Nas primeiras 24 horas de vendas do curso em uma plataforma online — a R$ 297 —, os empreendedores faturaram mais de R$ 100 mil .
Atualmente, a Sopudim oferece cinco cursos digitais, que incluem pudim tradicional e aulas com temáticas. Desde o lançamento, a empresa já soma mais de 10 mil alunos . Com o sucesso do curso e das encomendas, em junho de 2023, os empresários decidiram expandir o negócio para um ponto físico de venda em Mossoró (RN). A loja trabalha com um cardápio rotativo, que mantém sabores já consolidados da marca, como tradicional, pistache e café, e sabores sazonais .
“Meu sonho é abraçar todo o mercado de pudim, vender ele como produto, mas também ensinar, como fazemos no curso, oferecer utensílios, como começamos a fazer com os fornos, e, futuramente, trabalhar com o próprio comércio em forma de franquias”, aponta Sollon . Com as lojas e o curso, a Sopudim faturou mais de R$ 580 mil em 2023. A expectativa dos empreendedores é continuar expandindo as ofertas do negócio em 2024, com a comercialização de embalagens para delivery para outros empreendedores, além de novidades no cardápio, como o pudim fitness, com whey protein, e o pudim para pets .