Mensagens aparecendo no Caixa Tem geram dor de cabeça para membros do Bolsa Família; Veja como resolver
Algumas mensagens nos aplicativos oficiais do programa e no Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal, tem preocupado as mais de 21 milhões de famílias beneficiárias do Bolsa Família. Essas mensagens geram preocupação em relação ao não recebimento dos pagamentos referentes ao mês de maio de 2024. Nos aplicativos, as mensagens indicam que algumas famílias estão bloqueadas, canceladas, ou convocadas para atualizar seus dados cadastrais.
Em muitos casos, os beneficiários são orientados a comparecer a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para comprovar informações, como declaração de que moram sozinhos.
Mensagens preocupam os beneficiários
Já outras mensagens afirmam que os valores deste mês já foram depositados nas contas poupança dos beneficiários, permitindo o saque imediato.
No entanto, é necessário conferir a veracidade dessas informações nos aplicativos, especialmente considerando que os pagamentos de maio começaram no dia 17 de maio.
Como verificar o saldo?
Para verificar se o benefício de maio está disponível, os beneficiários devem observar, no aplicativo Bolsa Família, a tela inicial que apresenta a imagem de um cadeado.
Se estiver escrito “Maio 2024” acima do cadeado e “Benefício Liberado” abaixo, seguido pela frase “Disponível para saque a partir do dia XX de maio de 2024”, o benefício está confirmado.
No aplicativo Caixa Tem, deve-se procurar pela frase “LIBERADO – Referência (05/2024)” abaixo do valor do benefício.
E quando o beneficiário não recebe?
No entanto, se o aplicativo Bolsa Família não mostrar maio e exibir apenas um mês anterior, como janeiro ou fevereiro, e as frases “Benefício Pago” ou “Benefício Bloqueado”, o beneficiário não receberá em maio e deve procurar um CRAS para regularizar a situação.
O mesmo se aplica ao Caixa Tem se aparecer “PAGO – Referência (01/2024)” ou outra referência a meses anteriores.