Foram presos em SC os golpistas que usaram as enchentes do RS para desviar dinheiro e doações
Em meio à devastação provocada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, atos de desvio de doações e dinheiro destinados às vítimas têm sido desvendados pelas autoridades. Em operações distintas, a Polícia Civil conseguiu desarticular duas quadrilhas responsáveis por esses golpes, uma delas na cidade de Eldorado do Sul e outra em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
Na cidade gaúcha de Eldorado do Sul, membros da Defesa Civil Municipal foram pegos desviando doações enviadas para as vítimas das enchentes. Os golpistas, além de apropriarem-se dos mantimentos, utilizavam-nos como moeda de troca política visando angariar votos para as eleições em curso. Embora não tenha sido divulgado o número exato de pessoas presas, a ação policial conseguiu deter os responsáveis por esse esquema fraudulento.
Já em Santa Catarina, a quadrilha desbaratada agia de forma mais sofisticada, utilizando Pix falsos, simulando transferências do governo e de ONGs. Especializada em golpes pela internet em todo o Brasil, o grupo já havia desviado um montante significativo, totalizando R$ 2 milhões. Um dos membros da quadrilha, surpreendentemente, era um adolescente de apenas 16 anos, que também foi apreendido pelas autoridades.
A Polícia Civil planeja conceder uma entrevista coletiva para fornecer detalhes adicionais sobre as prisões e as operações que resultaram nelas. Essas ações policiais são parte de uma iniciativa mais ampla, iniciada em 15 de maio, que visa combater quadrilhas que se aproveitam de situações de calamidade para aplicar golpes. Durante essa operação, outras duas pessoas foram presas e um menor foi apreendido.
Enquanto as autoridades continuam a agir contra os golpistas, os números das chuvas no Rio Grande do Sul mostram a magnitude da tragédia, com 169 mortos, milhões de pessoas afetadas e um enorme esforço de resgate em andamento, envolvendo milhares de agentes e recursos variados.