É necessário ir até o CRAS para resolver a revisão do Bolsa Família ou dá pra fazer na internet?
Recentemente, muitas famílias tiveram uma surpresa desagradável ao descobrir que seus benefícios do Bolsa Família foram cancelados. Esse movimento faz parte de um processo de revisão constante realizado pelo governo para corrigir possíveis inconsistências nos cadastros dos beneficiários. Diante dessa situação, é fundamental que as famílias afetadas tomem medidas rápidas para solucionar o problema e garantir a continuidade do recebimento do auxílio.
Para ajudar neste processo, é importante saber que a regularização pode ser feita de duas maneiras: diretamente em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou por meio da internet. Ambas as opções têm vantagens, e a escolha dependerá daquilo que melhor se adequa à sua situação específica.
O que causou o cancelamento de tantos benefícios?
O pente-fino feito pelo Governo Federal, que afetou aproximadamente 8,4 milhões de beneficiários só no ano passado, teve como foco principal os cadastros que apresentavam informações de renda ou composição familiar inconsistente. Os motivos para o cancelamento variam desde a superação da renda máxima permitida pelo programa até desatualizações no Cadastro Único (CadÚnico), essencial para a manutenção do benefício.
Como posso restaurar meu benefício do Bolsa Família?
A restauração do benefício e até mesmo a possibilidade de recuperar pagamentos retroativos dependerá da rápida correção das pendências que levaram ao cancelamento. Para isso, o primeiro passo é entender qual canal utilizar para efetuar essa atualização.
Atualização Online do Cadastro Único
- Baixe o aplicativo “Cadastro Único” na loja de aplicativos do seu smartphone.
- Abra o aplicativo e selecione “Entrar com o Gov.br”.
- Na tela principal, clique em “Atualização cadastral por confirmação”.
- Revise os avisos: um banner vermelho indica cadastro desatualizado; amarelo, que está prestes a desatualizar; e verde, que está em dia.
Atualização Presencial no CRAS
Outra opção é ir diretamente a uma unidade do CRAS munido dos documentos necessários, como identificação com foto, CPF ou Título de Eleitor, comprovante de residência e documentos dos outros membros da família. Lá, profissionais estarão prontos para ajudar na regularização do seu cadastro.