USP não é mais a melhor universidade da América Latina; Veja quem assume o posto
A Universidade de São Paulo (USP) não é mais a melhor universidade da América Latina, de acordo com o ranking QS World 2024. A Universidade de Buenos Aires (UBA), da Argentina, tomou a liderança na região, ocupando a 71ª posição no cenário global. A USP, que antes liderava entre as instituições latino-americanas, caiu para a 92ª colocação mundial.
O ranking global QS World, reconhecido por avaliar universidades em diversos critérios como reputação acadêmica, empregabilidade dos graduados, corpo docente e internacionalização, revelou ainda que a Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC) é a terceira melhor instituição da América Latina, figurando na 93ª posição global.
Logo atrás, na 94ª colocação mundial, está a Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), completando o quarteto de universidades latino-americanas no top 100 mundial.
Universidades globais
Em termos globais, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, mantém-se como a melhor universidade do mundo. O segundo lugar é ocupado pela Imperial College London, do Reino Unido, seguida pela Universidade de Oxford, também do Reino Unido, na terceira posição.
Entre as 10 melhores universidades do mundo, destacam-se quatro instituições norte-americanas, cinco europeias e uma asiática, evidenciando a diversidade geográfica das universidades de elite.
Alerta para a educação
Com a recente mudança em um ranking global, fica evidente a necessidade de se investir mais em educação e pesquisa no Brasil, além de investimentos em inovação e internacionalização, para ser uma referência em todo o mundo.
Desse modo, o Brasil poderá voltar a ser uma referência mundial em ensino superior, assim como o país é referência quando se trata de saúde pública.