Cidade da Bahia ganha título indigesto: A que mais desmatou em 2023
São Desidério, uma cidade situada a 871 km de Salvador, município do Oeste baiano, com seus 33 mil habitantes. Em 2023, de acordo com dados do Map Biomas Alerta, liderou o ranking de devastação no Brasil, tornando-se a primeira fora da Amazônia a alcançar tal feito.
Os números são alarmantes, o desmatamento na região atingiu a marca de 40.052 hectares no último ano, representando um aumento de 9% em relação ao ano anterior, quando já era preocupante, totalizando 36,6 mil hectares desmatados.
O que chama ainda mais atenção é o fato de que, em 2023, o Cerrado superou a Amazônia em área desmatada. Mais da metade de toda a área desmatada no Brasil ocorreu nesse bioma, com destaque para a região do Matopiba, entre Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Para Ane Alencar, coordenadora do MapBiomas Cerrado e Diretora de Ciência do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), a situação é preocupante. O Cerrado, já tendo perdido mais da metade de sua vegetação nativa, tornou-se o protagonista do desmatamento no país, o que aumenta ainda mais a urgência de ações efetivas para sua proteção.
Diante desse cenário, medidas de preservação e conscientização tornam-se imprescindíveis. O título indigesto conquistado por São Desidério serve como alerta para a necessidade urgente de políticas públicas e ações concretas para frear o desmatamento e proteger não apenas o meio ambiente, mas também o futuro das gerações que dependem dele.