A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Saiba como simular a aposentadoria; Confira o passo a passo

Após a Reforma da Previdência de 2019, as regras para a aposentadoria pelo INSS passaram por mudanças, levando os trabalhadores a questionarem o momento adequado para solicitar o benefício. Para evitar erros e receber um benefício menor, é essencial entender as novas regras.

O governo oferece ferramentas que ajudam a estimar o valor da aposentadoria no futuro, embora devam ser usadas em conjunto para obter uma ideia completa das condições e simular o valor das parcelas.

O serviço ajuda a calcular quanto tempo falta para a aposentadoria (por idade ou tempo de contribuição) usando dados da base do INSS.

É possível incluir vínculos e alterar a data de nascimento na simulação, mas os resultados são apenas para consulta e não garantem a concessão da aposentadoria.

 Simular a aposentadoria

Qualquer pessoa pode usar o serviço do INSS, disponível no site Meu INSS e no aplicativo homônimo. Para acessar a calculadora de aposentadoria, é necessário criar uma conta no portal Gov.br e, em seguida, seguir as instruções fornecidas.

  • Acesse o site Meu INSS;
  • Clique em “Entrar com gov.br”;
  • Digite o CPF e toque em “Continuar”;
  • Informa a senha e clique em “Entrar”;
  • Escolha a opção “Simular Aposentadoria” e informe os dados solicitados;
  • Confira quanto tempo falta para se aposentar por tempo de serviço e por idade.

Ao simular a aposentadoria por tempo de serviço, o sistema leva em conta as regras de transição da reforma de 2019, atualizadas para 2023. Ele fornece informações detalhadas sobre o tempo de contribuição acumulado e o período restante necessário para obter o benefício.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.