A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

INSS se manifesta sobre alteração nas datas dos pagamentos das aposentadorias

Recentemente uma informação nas redes sociais diz que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) antecipará o calendário de pagamentos para aposentados e pensionistas em todo o país. Porém, a antecipação se aplica exclusivamente àqueles que residem no Rio Grande do Sul, segundo o site oficial do Governo Federal. Para estes beneficiários, os pagamentos serão feitos no primeiro dia do calendário, no dia 24 de junho.

A decisão de antecipar os pagamentos para os residentes do Rio Grande do Sul, permanecerá em vigor até que o estado de calamidade pública na região seja encerrado. Os demais beneficiários do grupo receberão conforme o calendário normal estipulado pelo INSS.

Pagamento Escalonado

Conforme o cronograma regular, as aposentadorias e pensões de quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.412) serão pagas entre os dias 24 de junho e 5 de julho. O pagamento será efetuado considerando o número final do cartão de pagamento do benefício, desconsiderando o dígito verificador que aparece após o traço. 

Os pagamentos são realizados em dias úteis, iniciando com os beneficiários cujo Número de Inscrição Social (NIS) termina em 1, e seguindo um grupo por dia.

Para aqueles que recebem valores acima do piso nacional, os pagamentos ocorrerão entre 1º de julho e 5 de julho. Neste grupo, os créditos também são feitos de acordo com o número final do benefício, porém são processados dois finais de número por dia, começando pelos dígitos finais 1 e 6.

Como consultar o benefício?

Os segurados podem consultar os valores e detalhes dos pagamentos no site ou no aplicativo Meu INSS. Após fazer login, basta selecionar o serviço “Extrato de Pagamento” para acessar todas as informações necessárias. O aplicativo Meu INSS está disponível para dispositivos Android e iOS.

Para aqueles que não têm acesso à internet, a consulta pode ser feita por telefone, através da Central 135. Ao ligar, o beneficiário deverá fornecer o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais para evitar fraudes. O atendimento telefônico está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.