Confira apps para quem pretende entrar no mercado de capitais
O interesse em poupar e investir está em constante crescimento no Brasil. Segundo o “Raio-X do investidor de 2023” da Anbima, 36% dos brasileiros investiram em produtos financeiros em 2022, aproximadamente 60 milhões de pessoas.
Prevê-se que em 2023 esse número aumente para 41%, adicionando nove milhões de novos investidores ao cenário financeiro.
Apesar do crescente interesse no mercado financeiro, muitas pessoas ainda não poupam devido à falta de conhecimento. O levantamento da Anbima revelou que cerca de 8 milhões de pessoas não investem por falta de segurança.
Para combater esse problema, empresas do setor estão desenvolvendo ferramentas com linguagem clara e intuitiva, tornando o tema acessível e incentivando mais pessoas a entrar no mercado financeiro.
“Para acessar o mercado de capitais e produtos de investimento que estão fora dos bancos, o investidor precisa passar por um processo de aprendizagem que envolve criar conta em uma corretora e lidar com o home broker, que é uma ferramenta complicada e cheia de códigos, parecendo um painel de avião. Para quem está começando, essa primeira barreira pode intimidar e desmotivar”, explica Luiz Augusto do Amaral, sócio-fundador da TRX Investimentos, gestora especializada em fundos imobiliários”.
Confira algumas dicas sobre soluções do mercado capitais que ajudam e democratizam o acesso em investimentos diferentes.
Apps
- Trix
O aplicativo Trix simplifica o investimento em fundos imobiliários, com 10 mil usuários cadastrados. Com apenas cinco cliques e R$ 150, os investidores podem descobrir seu perfil de risco e selecionar uma carteira de FIIs, com opções para iniciantes, intermediários ou experientes, além de diferentes segmentos imobiliários.
2. Caixinhas do Nubank
Outro aplicativo interessante é do Nubank que oferece a funcionalidade “Caixinhas” em seu aplicativo, permitindo que os usuários guardem dinheiro de forma personalizada para alcançar seus objetivos financeiros.
Os usuários podem estabelecer metas de economia, e uma vez atingidas, resgatar o dinheiro ou definir novos objetivos. Além disso, as caixinhas incluem investimentos automáticos selecionados com base nos objetivos e perfil do usuário.
3. C6 TechInvest
O banco digital C6 oferece uma plataforma de investimentos em seu aplicativo, com carteiras gerenciadas e recomendações para investidores de diferentes níveis de experiência. Isso permite aos clientes personalizar suas carteiras com ativos nacionais e internacionais, sem a necessidade de consultores financeiros. Após o cadastro, o aplicativo oferece uma recomendação inicial da carteira mais adequada ao cliente.
4. Tesouro Direto RendA+
Essa ferramenta utiliza o conceito da previdência privada para simular e realizar investimentos em títulos públicos, onde o investidor empresta dinheiro ao governo em troca de rendimentos futuros.
O processo é simples, o usuário responde a três perguntas sobre seus objetivos e recebe uma recomendação sobre o título mais adequado para investir, incluindo os aportes mensais necessários.
5. Warren
A empresa pioneira em investimentos digitais oferece um sistema que permite aos clientes criar facilmente carteiras administradas. A Warren sugere um portfólio diversificado com base no perfil e objetivo do investidor, e é possível ajustar o risco da carteira arrastando uma barra, tornando o processo simples e personalizado.