Profissões do futuro: Entenda quais serão e como se preparar
O Metaverso, um ambiente virtual imersivo, está experimentando um crescimento constante, despertando um interesse crescente do público e sendo adotado em diversos setores, como saúde, educação, indústria e moda. Esse crescimento está gerando oportunidades profissionais significativas.
Conforme a GlobalData, a indústria do Metaverso é projetada para atingir a impressionante marca de US$ 996 bilhões até 2030, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 39,8%. Em 2021, o mercado já havia alcançado US$ 22,7 bilhões.
Esse crescimento será impulsionado principalmente pelo aumento dos investimentos das empresas em tecnologia para melhorar a interação com os clientes, aumentar a visibilidade da marca e descobrir novas fontes de receita.
Metaverso
O relatório da empresa de consultoria em tecnologia, Gartner, prevê que até 2026, um quarto das pessoas dedicará pelo menos uma hora por dia ao Metaverso, seja para trabalho, compras, educação, socialização ou entretenimento.
Além disso, a Gartner estima que até o mesmo ano, cerca de 30% das organizações globais terão produtos e serviços adaptados à tecnologia do Metaverso.
Segundo o especialista em negócios digitais, novas tecnologias, Metaverso e professor de MBA da FGV, Kenneth Corrêa, já é possível trabalhar no Metaverso. “Precisamos considerar o cenário de trabalhar no mesmo cargo e empresa que você já trabalha, mas usando os metaversos. Também há um outro cenário, que é trabalhar em um novo cargo ou função, exclusivamente dentro de um metaverso”, diz ele.
Trabalho no Metaverso
Kenneth enfatiza que o Metaverso oferece diversas oportunidades de uso no contexto de trabalho, que incluem desde apresentações de produtos até salas de trabalho virtuais e experiências imersivas de treinamento.
“Além disso, o Metaverso permite o trabalho colaborativo, em tempo real e sem limitações geográficas. Algumas empresas já estão implementando essas modalidades de trabalho, ou seja, fazem parte do guarda-chuva do trabalho remoto”, destaca Kenneth.
Profissões do futuro
Kenneth destaca que as profissões que estão experimentando um crescimento notável no Metaverso estão, em sua maioria, relacionadas ao universo dos jogos, que é a área que mais se expande nesse contexto.
“São profissionais desenvolvedores de avatares, estilistas de moda digital, diretores de eventos, professores voltados para a aprendizagem no Metaverso, storytellers/roteiristas para criar enredos envolventes em ambientes virtuais, e digital managers, responsáveis por coordenar equipes multidisciplinares para trazer marcas para o Metaverso”, afirma ele.
Além disso, profissões relacionadas à Engenharia Industrial, Engenharia Civil e Arquitetura estão sendo significativamente afetadas. Elas não apenas melhoram a prestação de serviços em 3D, mas também estão criando experiências no Metaverso, como visitas a casas e apartamentos decorados, test drives e licitações para aquisição e teste de componentes na manufatura.