Quem vai receber a restituição do Imposto de Renda no 2º lote?
A Receita Federal liberará nesta semana a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2024, com pagamento programado para o dia 28 de junho. Tradicionalmente, a abertura da consulta ocorre até uma semana antes da data do crédito em conta.
Neste lote, serão beneficiados contribuintes que, sem prioridade legal, conseguiram ‘furar a fila’ utilizando a opção pré-preenchida ou optando pelo recebimento via Pix. No primeiro lote, predominaram os idosos entre 60 e 79 anos, além de professores cuja maior fonte de renda é o magistério.
Este ano, a ordem de prioridade foi ajustada para incluir os contribuintes do Rio Grande do Sul afetados por enchentes, colocando-os à frente de quem optou pelo Pix ou pela declaração pré-preenchida. Confira a ordem completa de priorização:
- Contribuintes Idosos com idade igual ou superior a 80 anos
- Contribuintes Idosos com idade igual/superior a 60 anos, Deficientes e Portadores de Moléstia Grave
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
- Contribuintes do Rio Grande do Sul
- Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix
- Demais Contribuintes
Para saber se está incluso no segundo lote, os contribuintes devem consultar a página da Receita Federal assim que a consulta for liberada. Além disso, é possível verificar o status da declaração pelo extrato de processamento no e-CAC, onde é possível identificar pendências que precisam ser corrigidas para evitar atrasos na restituição.
Calendário completo de pagamento das restituições em 2024:
- 1º lote: 31 de maio (5.562.065 contribuintes)
- 2º lote: 28 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 30 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro