Terceiros podem sacar INSS? Entenda
Sim, é possível que terceiros realizem o saque dos benefícios concedidos pelo INSS. Esta é uma dúvida comum entre beneficiários e brasileiros. Para obter mais informações sobre as condições e procedimentos necessários para que terceiros realizem o saque, continue lendo o texto abaixo.
O INSS permite que terceiros, como filhos(as), realizem o saque do benefício do titular, desde que haja uma autorização por meio de uma declaração que nomeie o cidadão como procurador(a).
Isso tem sido um desafio para os cidadãos cujos pais estão doentes e incapazes de fazer o saque pessoalmente, tornando necessário transferir essa responsabilidade para os filhos(as).
Saque do valor pago pelo INSS no caso de falecimento
No caso de falecimento do titular da conta, os filhos e o cônjuge têm direito a receber parte do valor do benefício. Após a reforma da previdência em 2019, foi estabelecido que o valor continuará a ser pago aos dependentes do titular.
Isso significa que 50% do valor é pago, com um acréscimo de 10% para cada dependente. Se o titular tiver mais de cinco dependentes, o valor pago será de 100%. Para solicitar suporte do INSS em casos de falecimento do titular, é possível obter mais informações clicando aqui.
Como funciona o pagamento da pensão por morte do INSS?
Quando o benefício de pensão por morte é solicitado após o falecimento de um ente querido, o cidadão precisa informar a Previdência Social e o valor será direcionado para a conta do novo titular, não na conta da pessoa falecida.
A duração do pagamento varia de acordo com a idade do beneficiário. Se o ex-aposentado tiver feito mais de 18 contribuições, a pensão por morte pode ser vitalícia para pessoas com mais de 45 anos. Caso tenha menos de 18 contribuições, o benefício terá uma duração de quatro meses.