Melhor corte bovino do mundo é brasileiro
“É do Brasil!” O Ribeye Steak Angus, um corte especial do lombo bovino, foi eleito o melhor do mundo, alcançando a nota máxima no Superior Taste Award 2024. Este prestigiado prêmio, realizado nos Emirados Árabes, contou com a participação dos mais renomados chefs e sommeliers do mundo. O corte, produzido pela VPJ Alimentos, alcançou um feito histórico para a gastronomia brasileira.
O Superior Taste Award é concedido pelo International Taste Institute, sediado em Bruxelas, na Bélgica. O instituto é o mais respeitado na Europa e no mundo por valorizar as características mais apreciadas pelo consumidor. Nesta edição, foram avaliados 2.673 produtos.
Como foi avaliado?
O júri do Superior Taste Award é composto por 100 chefs e 100 sommeliers renomados da Europa, incluindo nomes como Gabriel Biscay (M.O.F. e 2 estrelas Michelin), Michael Vanderhaeghe (2 estrelas Michelin), Bernard Vaussion (chef de cozinha do Presidente da França), Christian Brancaleoni (Melhor Sommelier da Itália em 2022), Ferran Vila-Pujol (Melhor Sommelier da Espanha em 2022) e Julie Dupouy (3ª colocada no concurso Melhor Sommelier do Mundo 2016).
A avaliação foi feita a partir de um teste cego das características sensoriais da carne, incluindo primeira impressão, visão, cheiro, textura (maciez) e sabor. Para obter o selo, o produto precisa de um escore médio de 70%, indicando ser bem elaborado, equilibrado e delicioso.
Superou as expectativas
Entretanto, o Ribeye Steak Angus da VPJ superou todas as expectativas, alcançando 91,5%. Os atributos com maior pontuação foram sabor, com 95,2%, e maciez, com 96,5%.
“Alcançamos esses resultados graças à seleção genética e aos critérios de qualidade adotados para chegar a uma carne altamente marmorizada e suculenta, o que influencia diretamente no sabor e na maciez”, explica Valdomiro Poliselli Júnior, proprietário da VPJ Alimentos.