Scania lança primeiro ônibus totalmente elétrico do Brasil
A Scania revelou o K 230E B4x2LB, seu primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil. Com autonomia entre 250 e 300 km, tração 4×2 e focado em uso urbano, o modelo será apresentado oficialmente na Lat.Bus 2024, feira latino-americana de transporte que ocorrerá de 6 a 8 de agosto no Expo Imigrantes, em São Paulo.
Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, destacou a importância deste lançamento: “Estamos vivendo um ano especial na história da marca no Brasil. Nas vésperas de comemorar 67 anos aqui, iniciamos uma nova jornada de transformação. A modernidade da eletrificação estará materializada em nossa fábrica. A partir de março de 2025, quando a produção do ônibus elétrico começar, a Scania não será mais a mesma.”
Novo ônibus 100% elétrico
Os clientes poderão conhecer o novo modelo na Lat.Bus, onde a Scania oferecerá uma condição especial de preço de lançamento. Além disso, o Scania Banco disponibilizará financiamento via funding verde, com taxa de juros referencial de 0,79%.
Nucci enfatiza que a linha a diesel continuará disponível, complementando a gama de soluções para mobilidade, sem substituir as opções energéticas atuais.
Especificações do novo modelo de ônibus
O K 230E B4x2LB apresenta uma configuração adaptada para a realidade urbana brasileira, com carrocerias de 12 a 14 metros, capacidade média para 80 passageiros e tração 4×2. Equipado com motor elétrico Scania de 230kW, o ônibus possui um câmbio de duas marchas que melhora o desempenho em aclives e estradas irregulares. A recarga é feita em 150 a 170 minutos, graças a um carregador de 130 kW.
As baterias NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), desenvolvidas em parceria com a Northvolt, oferecem maior densidade de carga e menor peso, aumentando a capacidade de transporte de passageiros. A flexibilidade na configuração das baterias permite adaptação às necessidades dos clientes, com pacotes de quatro ou cinco unidades.
Esse lançamento reafirma a parceria da Scania com empresas como Eletra, Caio e Weg, estabelecendo um marco na eletrificação do transporte urbano no Brasil.