Cidade inesperada aparece com a quarta melhor qualidade de vida do Brasil
Goiânia foi reconhecida como a segunda capital brasileira com o melhor desempenho em qualidade de vida, atrás apenas de Brasília, segundo o levantamento IPS Brasil 2024, divulgado na última quarta-feira (3). O estudo utiliza o Índice de Progresso Social (IPS), uma metodologia internacional que avalia o bem-estar da população com base em dados oficiais.
É uma surpresa que Goiânia, uma capital, fique atrás apenas de Brasília, já que geralmente são as cidades de interior que pontuam melhores em qualidade de vida. No ranking geral, por exemplo, que inclui todas as 5,7 mil cidades brasileiras, Goiânia ocupa a quarta posição, atrás de Gavião Peixoto (SP), Brasília e São Carlos (SP).
Além disso, em termos de capital, além de Goiânia e Brasília, destacam-se Belo Horizonte, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Cuiabá, Campo Grande, Palmas, Aracaju e Teresina. Já no extremo oposto, as capitais com pior qualidade de vida são Porto Velho, Macapá e Maceió.
Classificação por estados
O IPS Brasil 2024 não se limita às capitais, mas também apresenta uma classificação por estados. Goiás se posiciona em quinto lugar, com um índice de 62,7, ficando atrás de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais, e à frente de Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.
O coordenador do IPS Brasil, Beto Veríssimo, esclarece que a intenção do índice não é ranquear as economias mais fortes ou medir a oferta de serviços, mas sim qualificar os resultados de bem-estar social, como maiores expectativas de vida, menores taxas de homicídio e poluição, e melhor acesso à educação superior.
A seleção dos indicadores priorizou dados recentes e de boa qualidade, evitando aqueles com padronizações diferentes entre estados e de alta subnotificação.