A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Alerta da Receita Federal sobre leilões falsos de mercadorias apreendidas

Os consumidores devem ficar abertos com lives falsas de leilões. A Receita Federal emitiu um alerta importante sobre essa nova modalidade de golpes. Com o aumento da popularidade das lives nas redes sociais, os golpistas estão encontrando novas formas de enganar as pessoas. Eles realizam leilões falsos, simulando leiloar mercadorias apreendidas pela Receita Federal.

O modus operandi desses golpistas é utilizar perfis falsos e vídeos manipulados, onde os criminosos se passam por leiloeiros oficiais, oferecendo produtos a preços atrativos.

Entenda o golpe

Os golpistas normalmente criam perfis que imitam os oficiais da Receita Federal, incluindo logotipos e imagens para parecerem autênticos. Durante as lives, são oferecidos produtos de todo o tipo, como eletrônico, veículos e outros itens de alto valor a preços baixos.

Desse modo, as vítimas são convencidas a realizar pagamentos antecipados, geralmente por transferência bancária. Vale ressaltar que geralmente os criminosos realizam essas lives um ou dois dias antes de leilões públicos oficiais da Receita Federal.

Dicas para se proteger

A Receita Federal alerta que monitora a situação de perto, para proteger os cidadãos de atividades fraudulentas. Além da divulgação de informações corretas e oficiais sobre seus leilões através dos canais oficiais, fica um alerta com dicas para a população, de como não cair nesses golpes. Veja abaixo:

  1. Verifique sempre o site oficial da instituição que supostamente está realizando o leilão;
  2. Desconfie de solicitações de pagamento via depósito ou transferência bancária para contas de terceiros;
  3. O pagamento oficial de mercadorias arrematadas deve ocorrer através de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf);
  4. Acesse os leilões eletrônicos pelo serviço “Sistema de Leilão Eletrônico”, disponível via Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), utilizando certificação digital oficial conta GOV.BR, seja de nível Prata ou Ouro.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.