INSS se manifesta sobre novo concurso em 2024
Nesta semana, rumores sobre um novo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ganharam destaque nas redes sociais e plataformas de notícias. O órgão, no entanto, se manifestou oficialmente para desmentir essas informações. Paralelamente, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, confirmou que 500 excedentes do concurso INSS serão nomeados até dezembro deste ano, visando reforçar o quadro da instituição.
O pedido para a convocação de mais aprovados está atualmente em análise no Ministério da Gestão e Inovação (MGI), e a expectativa é de que esses novos servidores sejam integrados ao INSS no segundo semestre de 2024.
“Estamos chamando mais 500 do último concurso, ainda este ano. Mas para você ter uma ideia, cerca de 50% dos servidores, hoje, estão trabalhando em casa, num sistema que tem ajudado muito. Eles estão produzindo muito para termos esse resultado (diminuição da fila). Mas, agora, a gente está começando a colocar esses agentes de volta, aos poucos, nas agências, por isso, vamos conseguir ter mais gente”, declarou Lupi ao Correio Braziliense.
A declaração de Lupi foi feita durante um evento na sede do INSS, em comemoração aos 34 anos de fundação do órgão. Durante o evento, o ministro também mencionou que o governo realizará um “pente-fino” em 800 mil benefícios temporários do INSS, com o objetivo de identificar e apurar possíveis irregularidades.
INSS nega abertura de novo concurso
Em resposta aos rumores, o INSS utilizou suas redes sociais para desmentir a informação sobre um suposto novo concurso com mais de 9.000 vagas e salários superiores a R$ 14 mil. A entidade afirmou em seu perfil oficial no Instagram: “A informação sobre concurso, e com cargos que não são do INSS, é mais uma forma de caçar-cliques”.
A manifestação do INSS visa esclarecer a situação e evitar a propagação de informações falsas que possam confundir os candidatos e a população em geral. O órgão reforça que qualquer informação oficial sobre concursos e outras atividades será comunicada pelos canais oficiais do INSS.