A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Capital brasileira é considerada a cidade mais cara do país para viver, até para ricos

Na mais recente edição do Ranking Internacional de Custo de Vida da consultoria Mercer, São Paulo se firmou como a cidade mais cara do Brasil e escalou para a posição de número 124 entre 227 localidades globais avaliadas. Este avanço de 28 posições em relação ao ano anterior reflete um aumento significativo nos custos para os residentes da maior metrópole financeira do país.

O estudo aponta que São Paulo se destaca especialmente nos preços de bens importados como relógios, bolsas femininas e ternos masculinos, contribuindo para sua classificação elevada no índice. 

Produtos como joias, tecnologia de ponta e bicicletas viram os maiores aumentos de preço ao longo do último ano, impulsionando ainda mais o custo de vida na cidade.

Carga tributária brasileira

A alta carga tributária no Brasil é citada como um dos principais fatores por trás dos custos elevados, mesmo quando comparados com outras localidades globais. 

Discussões sobre reformas tributárias estão em pauta, visando não apenas a redução desses encargos, mas também o estímulo ao crescimento econômico sustentável a longo prazo.

Além de São Paulo, outras quatro capitais brasileiras também figuram no ranking, demonstrando a complexidade e a diversidade dos custos de vida no país. 

O estudo ainda destaca que economias emergentes como Brasil e México apresentam cidades com potencial significativo de desenvolvimento, podendo rivalizar com locais tradicionalmente mais caros como os Estados Unidos e o Canadá num futuro próximo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.