A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Caixa Econômica confirma data para pagamento do PIS dos nascidos em setembro

A Caixa Econômica Federal anunciou que o pagamento do PIS/Pasep 2024 (ano-base 2022) para os trabalhadores nascidos em setembro será realizado no dia 15 de julho. Esta data também vale para os nascidos em outubro.

Os valores do abono salarial podem chegar até um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.412. Para receber o benefício, o trabalhador deve ter tido remuneração média de até dois salários mínimos durante o ano de 2022 e ter sido informado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) até 10 de maio de 2023 ou no eSocial até 5 de dezembro de 2023.

Calendário de Pagamento do PIS/Pasep 2024

  • Nascidos em setembro: 15 de julho
  • Nascidos em outubro: 15 de julho
  • Nascidos em novembro: 15 de agosto
  • Nascidos em dezembro: 15 de agosto

Os depósitos do PIS, destinados aos trabalhadores vinculados ao Programa de Integração Social, serão realizados pela Caixa Econômica Federal. O valor será creditado na conta corrente ou poupança dos clientes do banco ou na conta digital para quem não possui conta na Caixa. Os beneficiários podem movimentar o dinheiro com o cartão da conta, pelo internet banking ou pelo aplicativo da Caixa.

O Pasep, pago aos servidores públicos ou trabalhadores de empresas estatais, será depositado pelo Banco do Brasil. Os servidores devem verificar se o valor foi creditado em conta. Caso contrário, é necessário procurar uma agência do Banco do Brasil com um documento de identificação. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01 ou no portal www.bb.com.br/pasep.

Uma novidade em 2024 é a unificação do calendário de pagamento para beneficiários do PIS e Pasep, que agora recebem de acordo com o mês de nascimento. Anteriormente, os servidores públicos eram pagos conforme o dígito final do número de inscrição.

A estimativa é que aproximadamente 24,5 milhões de trabalhadores recebam o abono salarial em 2024, totalizando um desembolso de R$ 23,9 bilhões. As consultas sobre o valor a receber estão disponíveis desde 5 de junho e podem ser feitas pela Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal Gov.br.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.