Banco terá que pagar R$ 12 mil a cliente vítima de golpe
Um cliente de uma agência bancária no Distrito Federal (DF), foi vítima de dois golpes bancários. A instituição financeira teve que pagar o valor de R$ 12.813. O cliente foi vítima de um golpe de aplicativo, por uma falsa central de atendimento, e logo em seguida foi vítima de um golpe de um falso motoboy.
Para o entendimento da justiça, houve danos materiais, e o banco teve que fazer a indenização, pois os criminosos conseguiram acesso a informações sigilosas do cliente do banco. A vítima havia aberto ação judicial há aproximadamente um ano e argumentou que houve falha bancária.
Assim, ele pediu o bloqueio do cartão quando constatou os golpes, porém a instituição não fez o reembolso do valor perdido pelo cliente. Dessa forma, a 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal acordou com o banco, que deveria ser feita a devolutiva de R$ 12.800 pelo dano material causado em razão da falta de sigilo.
Detalhamentos do golpe
No primeiro golpe, o cliente recebeu uma ligação dos criminosos alegando ser uma central de atendimento. A vítima tinha sido avisada que seu cartão foi clonado, e para resolver a situação, o cartão precisava ser entregue para à instituição financeira.
A vítima acreditou na ligação, pois os dados informados foram muito convincentes, e assim, eles também ofereceram uma suposta solução para o suposto crime. Esses dados deveriam ser mantidos em sigilo pelo banco, mas como foram vazados, resultou na indenização.