A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

5 estados brasileiros que são fenômenos no uso da energia solar

O Brasil enfrenta grandes desafios burocráticos, porém cinco estados se destacam com políticas favoráveis e incentivos para melhorar as suas condições sociais e financeiras. Um país gigante solar inexplorado, tem um grande potencial energético. Com um clima favorável e uma vasta extensão territorial, o Brasil se destaca mundialmente pela alta incidência de radiação solar ao longo do ano.

Apesar disso, mesmo com o avanço da tecnologia de energia limpa, ainda enfrenta muitos processos burocráticos. Mesmo assim, nesses estados, há um incentivo para que a população busque novos recursos e comece a utilizar a energia solar como fonte principal de energia em suas residências, e até mesmo empresas.

Estados com incentivos

Santa Catarina se enquadra na lista pelo baixo custo de instalação de painéis solares, tornando a tecnologia popular no estado. Florianópolis é a cidade que mais investe em energia solar no Brasil, segundo dados recentes. As condições econômicas incentivam tanto empresas quanto moradores a investir nessa fonte de energia limpa e sustentável.

Já no Paraná, mesmo com uma tributação específica sobre os painéis solares, é um dos estados com maior adoção dessa tecnologia. Isso porque, conforme dados estaduais, o número de residências e prédios públicos que utilizam a energia solar é alta. Ainda, o estado oferece programas estaduais e campanhas educativas sobre os benefícios econômicos e ambientais dessa energia.

Rio Grande do Sul e Minas Gerais se destacam pela simplificação dos processos, aderindo à baixa burocracia para permissões legais. Em Minas Gerais, o destaque vai para a conexão com a Cemig, empresa de energia elétrica. Enquanto no RS, moradores relatam a facilidade para obtenção de licença.

Por último, mas não menos importante, São Paulo é considerado o líder nacional em energia solar residencial no Brasil. O estado implementa políticas fiscais que incentivam a criação de fazendas e usinas fotovoltaicas. Segundo o governo estadual, os incentivos fiscais reduzem significativamente o custo inicial dos investimentos. Além disso, programas estaduais facilitam a adoção da tecnologia tanto em áreas urbanas quanto rurais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.