Revelado quanto custou a construção do Taj Mahal, na Índia
Localizado em Agra, na Índia, o Taj Mahal é um dos maiores e mais icônicos monumentos do mundo. Construído entre 1632 e 1653 pelo imperador Shah Jahan, o mausoléu foi erguido em homenagem à sua amada esposa Aryumand Banu Begam, conhecida como Mumtaz Mahal. A construção do edifício custou ao todo 50 milhões de Rúpias, que em reais seria aproximadamente R$ 3.259.025,96.
Este imponente edifício, que atinge 73 metros de altura, é reconhecido como uma das sete maravilhas do mundo moderno e é também um Patrimônio Mundial da UNESCO. A história do Taj Mahal é marcada por um profundo amor. Aryumand Banu Begam, a terceira e favorita esposa de Shah Jahan, faleceu ao dar à luz seu 14º filho.
Em sua memória, o imperador mandou construir este magnífico mausoléu às margens do rio Yamuna. O nome “Taj Mahal” combina os termos persas “Taj”, que significa coroa, e “Mahal”, que significa primeira dama do palácio, aludindo à “coroa de Mahal”.
Como foi a construção do Taj Mahal?
A construção do Taj Mahal envolveu cerca de 20 mil trabalhadores e levou 22 anos para ser concluída. O projeto contou com a colaboração de arquitetos indianos, persas e da Ásia Central. A obra substituiu as tradicionais pedras vermelhas da arquitetura mongol pelo mármore branco, incrustado com pedras semipreciosas, e adornada com uma cúpula principal costurada com fios de ouro.
Além de sua imponente cúpula, o Taj Mahal é cercado por quatro torres inclinadas, projetadas para evitar que, em caso de desabamento, caiam sobre a estrutura principal. O complexo inclui ainda uma mesquita e vários outros edifícios, todos dentro de um recinto cercado por muros de pedra vermelha.
Os jardins que embelezam o Taj Mahal foram desenhados para representar o paraíso na terra, com caminhos floridos, fontes e canais de água corrente que refletem a imagem do monumento. Em uma das extremidades do jardim, uma mesquita foi construída para permitir que os trabalhadores muçulmanos pudessem realizar suas orações sem precisar se afastar do local.