Terceira melhor cidade em qualidade de vida do Brasil fica no interior paulista
Com um estudo inédito divulgado pelo Índice de Progresso Social (IPS) Brasil, São Carlos se destaca como a terceira melhor cidade para se viver no país, ficando atrás apenas de Gavião Peixoto e Brasília. O IPS avaliou mais de 5.570 municípios brasileiros com base em 52 indicadores, que abrangem áreas como saúde, educação, segurança e acesso à informação.
Esse levantamento foi crucial para revelar que o interior de São Paulo possui a melhor qualidade de vida no Brasil, com 13 das 20 primeiras posições no ranking ocupadas por cidades da região. Esse predomínio é causado pela economia robusta e à presença de centros tecnológicos renomados, associados a universidades.
Qualidade de vida e pesquisa
Essa análise foca em resultados práticos das políticas sociais na vida dos cidadãos. Assim, o ranking destaca cidades que proporcionam maior expectativa de vida, menores taxas de homicídio e poluição, além de melhor acesso à educação superior.
São Carlos é um importante polo regional industrial, com economia baseada em atividades industriais, serviços e agropecuária. Ainda se destaca a produção de laranja, leite e frango. A cidade é servida por sistemas rodoviário e ferroviário e abriga unidades de produção de diversas multinacionais.
Leica Geosystems, Volkswagen, Faber-Castell, Electrolux e Husqvarna são algumas dessas multinacionais. Além disso, empresas nacionais como Toalhas São Carlos e Tapetes São Carlos também estão na cidade.
São Carlos abriga dois centros de desenvolvimento técnico da Embrapa e, em 2006, foi considerada a cidade com o maior número de doutores por habitante na América do Sul, segundo um levantamento da UFSCar. Na época, havia 1,7 mil doutores em um município de 230 mil moradores, ou seja, um doutor para cada 135 habitantes.