Bancos explicam como vai funcionar a devolução de PIX enviado errado
Com certeza, desde que o PIX foi lançado no Brasil, muitas pessoas já receberam ou enviaram um PIX por engano. Existem vários golpes aplicados pelos criminosos via PIX como de falso boleto, falso anúncio e falso sequestro, por exemplo. Mas como recuperar o seu dinheiro? Continue lendo para saber como se proteger e também como você pode ter o seu dinheiro de volta.
Primeiramente, você deve entrar em contato com o seu banco para informar a transferência feita e explicar a situação. Outro ponto importante é abrir um boletim de ocorrência, para garantir que o golpe realmente aconteceu.
Também, há a possibilidade de você solicitar o bloqueio cautelar dos valores enviados, bem como o ressarcimento de quantias, caso o banco opte por não fazer isso de forma voluntária.
Principais golpes por PIX
- Falso Boleto
Talvez seja o mais famoso para quem usa o PIX. Os criminosos enviam boletos de mentira para as vítimas solicitando o pagamento pelo método PIX. Apesar disso, através da transferência, a vítima transfere o dinheiro para a conta dos criminosos, por aparentar ser um pagamento seguro.
- Falso Anúncio
Esse método é utilizado através da oferta muito inferior de um produto do que o comum do mercado. Após pagar o valor pelo PIX, a vítima não recebe o produto, e o golpista some.
- Falso Sequestro
Essa técnica é a mais comum no dia a dia. O criminoso se passa por um conhecido ou parente da vítima, fingindo ter sido sequestrado. E então, exige um valor para resgaste, que deve ser feito pelo PIX.