A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

GNV tem sido alternativa interessante após aumento de outros combustíveis

O aumento nos preços dos combustíveis tradicionais como gasolina, diesel e etanol, aliado à redução na tarifa do gás natural veicular (GNV), estabelecida em junho, conforme determinação da ARSESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), tem consolidado a GNV como a opção mais vantajosa para os motoristas.

A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado da América Latina, destaca que a economia em veículos leves pode superar 40% em comparação ao uso de outros combustíveis mas, depende da região.

O GNV apresenta benefícios ambientais significativos, além das vantagens econômicas. O Gerente de Vendas GNV da Comgás, Thiago Borer, afirma que a escolha é a mais assertiva tanto para veículos de passeio quanto para frotas pesadas que buscam a economia e a redução do impacto ambiental.

Segundo Borer, a sociedade hoje demanda fontes de energia mais sustentáveis, de fácil instalação e manutenção, e destaca que a GNV está disponível em mais de 240 postos abastecidos pela Comgás em São Paulo.

Vantagens da GNV para carros de passeio e frotas pesadas

Uma das principais vantagens da GNV é o baixo risco de desabastecimento, pois a distribuição é feita por tubulações subterrâneas, ao contrário de outros combustíveis fósseis, que dependem da importação e transporte por caminhões. Ainda, a instalação do kit GNV em qualquer veículo leva entre 8 e 12 horas.

Desse modo, em veículos de passeio, o GNV atinge o dobro de rendimento do etanol, segundo a Comgás. Os automóveis podem rodar em média 14 quilômetros por metro cúbico, enquanto veículos a etanol rodam 7 quilômetros por litro, e os carros que rodam a gasolina, 10 quilômetros por litro.

A economia para as frotas pesadas é significativa. A Comgás destaca que o GNV pode gerar uma economia de até 15% por quilômetro rodado em comparação ao diesel. Assim, as empresas de logística que instalam postos próprios de abastecimento conseguem economizar entre 30% e 40% em relação ao diesel vendido em postos de combustíveis convencionais.

Impacto Ambiental

O GNV contribui para a redução das emissões de gases do efeito estufa em até 20% e pode diminuir até 90% a geração de poluentes locais e material particulado.

Conforme dito por Borer, com o uso de gás natural veicular, a ‘fumaça preta’ que os motores convencionais produzem, é praticamente eliminada. Isso também contribui para a redução de doenças respiratórias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.