A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Quem está sem dinheiro pode antecipar o saque do FGTS: Veja como

As últimas semanas do mês são as mais complicadas, seja para quem precisa quitar dívidas ou limpar seu nome, por exemplo. Mas, há uma possibilidade, o saque antecipado do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O saque adiantado é uma modalidade estabelecida pela Lei 13.932/2019. Os trabalhadores podem receber o adiantamento, também chamado de saque-aniversário.

A modalidade pode ser considerada uma espécie de agrado ao trabalhador em seu mês de aniversário. Que pode sacar parte do seu saldo da sua conta do FGTS durante todo o ano. Além disso, vale lembrar que a opção de saque do FGTS não considera o mês de aniversário do trabalhador. E então, fora do mês do seu aniversário, o cidadão pode pedir o adiantamento desse tipo de saque. 

Esse tipo de solicitação, é um empréstimo oferecido pelo FGTS para garantia. Em algumas empresas, é possível sacar até 12 parcelas do benefício, mas existem juros. Em alguns bancos, a taxa pode chegar a quase 2%. 

Para garantir o saque do seu FGTS, é só acessar o aplicativo FGTS, disponível para Android ou iOS, fazer o login e ir até a aba “Saque-Aniversário do FGTS”. Em seguida, você irá clicar em “Simular o valor do saque-aniversário” e, caso queira sacar, basta autorizar um banco a acessar o saldo. Após, verificar as condições e fazer o pedido com a empresa. 

Para aqueles que buscam essa opção, é importante estar atento. Pois, não é possível sacar todo o saldo FGTS em caso de demissão sem justa causa por até 2 anos, mesmo com a multa mantida em 40%; há cobrança de taxas; o pedido de retorno ao saque-rescisão só se concretiza após 25 meses.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.