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Truque é usado por motoristas da Uber para avaliar se a corrida é boa

Motoristas e entregadores de aplicativos como Uber e 99 enfrentam o desafio de escolher as melhores corridas para maximizar lucros e garantir segurança. Com a margem de lucro estreita, é crucial que eles não paguem para trabalhar.

As plataformas de transporte oferecem informações essenciais para a escolha das corridas, como o valor da viagem, a nota do passageiro e detalhes sobre o trajeto. No entanto, Pedro Inada, co-fundador da StopClub, destaca que a seleção é mais complexa do que parece. “Embora seja uma conta simples que o motorista precisa fazer, ele recebe, em média, cerca de 100 ofertas por dia, enquanto está distraído dirigindo e embarcado com passageiros. Além disso, ainda precisa analisar diversas outras variáveis, como, por exemplo, saber se as regiões que vai navegar são seguras e têm chance de pegar outra corrida após deixar o passageiro. Ou seja, parece fácil, mas, na verdade é muito mais difícil do que imaginamos.”

Para facilitar essa escolha, a fintech criou o Semáforo Inteligente, uma ferramenta que automatiza o processo de decisão. O sistema utiliza um código de cores para avaliar a qualidade da corrida. Se o valor por quilômetro e por hora forem favoráveis, a corrida é indicada com a cor verde. Se um dos critérios for desfavorável, o indicador fica amarelo. Ambos os critérios ruins resultam em um sinal vermelho.

Inada ressalta que muitos motoristas enfrentam corridas que não compensam financeiramente, especialmente dependendo do contexto do veículo, seja ele alugado, próprio, ou ainda em financiamento. “Muitos desses trabalhadores recebem ofertas de corridas que não compensam, ou seja, em que eles pagam para trabalhar, uma vez que depende muito do contexto do motorista – se o carro é alugado, é próprio, se ainda está pagando o financiamento, custo de manutenção do veículo.”

Uma boa corrida, segundo Inada, é aquela que combina rentabilidade, segurança e uma experiência positiva. “Utilizar soluções tecnológicas de suporte pode fazer toda a diferença, proporcionando informações precisas e ajudando-o a tomar decisões mais estratégicas no dia a dia.”

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