Veja como fazer para conseguir auxílio do INSS mais rápido
Os trabalhadores que desejam solicitar o auxílio-doença remotamente, agora podem. A portaria conjunta do Ministério da Previdência Social e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mudaram as regras para os beneficiários que quiserem entrar com o pedido de auxílio-doença.
Para conseguir esse repasse, os segurados devem passar por uma perícia médica para solicitar o benefício de incapacidade temporária. A fim de diminuir a fila de espera do órgão e simplificar o processo de análise, o INSS criou o Atestmed.
Esse sistema permite que o indivíduo envie os documentos médicos para serem analisados remotamente pelas perícias. Dessa forma, a aprovação do pedido será mais rápida.
Como funciona o Auxílio-Doença do INSS?
Os segurados que precisarem solicitar esse tipo de benefício, poderão entrar no site do INSS, ou através do aplicativo “Meu INSS”, disponível para Android ou iOS. Para solicitar fazer a solicitação, os trabalhadores não precisam fazer o login numa conta gov.br.
Desse modo, o interessado deve selecionar a opção “Pedir benefício por incapacidade”, seguir o passo a passo e escolher a opção remota de atestado médico de incapacidade. Assim, o sistema irá solicitar que o indivíduo envie digitalmente a cópia do documento.
Ainda, o documento precisa estar legível e não conter nenhuma rasura. Os peritos irão analisar as informações e documentos dos pedidos, caso necessário, poderão convocar o segurado para uma consulta.
Mas quais são as informações que devem estar no atestado, para que o segurado esteja elegível a utilizar o sistema remoto e conseguir o auxílio-doença do INSS? O atestado deve ter:
- Nome completo do trabalhador;
- Data de emissão;
- Diagnóstico por escrito ou Classificação Internacional de Doenças (CID);
- Data em que o afastamento começou;
- Prazo de recuperação;
- Nome, carimbo e registro no conselho de classe do médico/dentista;
- Assinatura do profissional.