A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Capital brasileira foi eleita a cidade mais arborizada do mundo pela ONU

Goiânia recebeu o título de Cidade Arborizada do Mundo, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esse reconhecimento é dado aos municípios que se destacam pelas suas iniciativas de criação e manutenção de áreas verdes dentro do ambiente urbano. A conquista, refere-se aos esforços realizados em 2023. Atualmente, a capital com mais de um milhão de árvores espalhadas por 32 bosques e parques.

A conquista foi anunciada em fevereiro deste ano, agora, Goiânia se junta a 33 cidades brasileiras que também receberam premiações por essas iniciativas.

Goiânia é destaque em políticas verdes

Vale ressaltar que nos últimos quatro anos, Goiânia plantou 380 mil novas árvores, parte de um programa da prefeitura para aumentar a arborização urbana. Entre as ações, está uma legislação que exige que todas as residências tenham pelo menos uma árvore plantada na frente de suas casas.

A Agência de Meio Ambiente de Goiânia (Amma) destaca que, em um único mutirão, cerca de 90 mil mudas foram plantadas em um terreno vazio. O Viveiro Municipal de Goiânia cultiva 82 espécies de plantas adequadas ao clima seco da região, com vários meses sem chuva. Atualmente, mais de seis mil mudas estão prontas para serem distribuídas e plantadas. 

A Amma disponibiliza essas mudas para a população e também oferece serviços de plantio e orientação sobre o cuidado com as plantas. Os moradores interessados podem solicitar mudas pelo serviço Disque-Árvore, através do telefone (62) 99639-7495.

O que é o programa Cidades Árvores do Mundo?

O programa Cidades Árvores do Mundo, uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Fundação Arbor Day, foi lançado em 2019 com o objetivo de conectar cidades globalmente para promover as melhores práticas no manejo de árvores e florestas urbanas. 

Para receber o título, as cidades devem demonstrar um compromisso sólido com a silvicultura, atendendo a cinco padrões de qualificação. Além do reconhecimento, o programa oferece orientação e assistência para ajudar as cidades a desenvolverem programas florestais urbanos saudáveis e sustentáveis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.