Embraer revela detalhes do seu primeiro carro voador
A divisão Eve Air Mobility (Eve), da Embraer, especializada em aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), anunciou a montagem de seu primeiro protótipo em escala real. Essa revelação aconteceu durante a 45ª edição do Farnborough Airshow, no Reino Unido. Produzida na unidade da Embraer na cidade de Gavião Peixoto, interior de São Paulo, a aeronave promete revolucionar a mobilidade aérea urbana.
O CEO Johann Bordais, da Eve, afirmou que é um passo importante para a empresa, e que estão focados na preparação de uma rigorosa bateria de testes, conforme comunicado à imprensa.
Testes e objetivos
A avaliação será feita em aspectos operacionais e de desempenho do eVTOL, incluindo suas capacidades de voo e recursos de segurança. Bordais afirma que esta fase intensiva de testes é crucial para garantir que a aeronave atenda padrões de desempenho e segurança altos, estabelecidos pela Embraer.
O objetivo é produzir 2.900 eVTOLs, e a Eve adotou uma configuração de decolagem e cruzeiro que utiliza rotores dedicados para o voo vertical e asas fixas para o cruzeiro, eliminando a necessidade de componentes de transição durante o voo.
Além disso, o eVTOL é impulsionado por motores elétricos duplos, proporcionando redundância de propulsão, alto desempenho, segurança e eficiência de empuxo com baixo nível de ruído.
Além do desenvolvimento do eVTOL, a Eve continua a avançar em soluções complementares, como o Vector, um software de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano. Esta ferramenta visa otimizar as operações de Mobilidade Aérea Urbana globalmente.