Cidade pequena do interior aparece com a quinta melhor qualidade de vida do Brasil
Nuporanga, uma pequena cidade no interior paulista, destacou-se recentemente por sua alta qualidade de vida. Conforme o Índice de Progresso Social (IPS), ferramenta desenvolvida pelo professor Michael Porter da Harvard Business School, Nuporanga conquistou a quinta posição entre os 5.570 municípios brasileiros, com uma nota impressionante de 70,47. O IPS, ao contrário de índices que priorizam indicadores econômicos, avalia o progresso social com base em fatores como bem-estar social e sustentabilidade ambiental.
A cidade de Nuporanga se destaca em diversos aspectos, como saúde, educação e uma baixa taxa de pobreza. Seu desenvolvimento é sustentado por uma economia diversificada, com destaque para a agricultura e a presença de importantes empresas como a Seara Alimentos/JBS Foods e uma unidade de beneficiamento de soja do grupo Brejeiro, além de uma hidroelétrica operada pela Companhia Paulista de Força e Luz.
Prefeitura de Nuporanga comemora
Com apenas 63 quilômetros de distância de Ribeirão Preto, Nuporanga é elogiada por sua qualidade de vida que reflete o empenho da administração local. Segundo Marcela Pereira Macedo Rosene, assessora jurídica da prefeitura, o bom desempenho da cidade é atribuído a uma administração eficiente e à coesão social.
“É uma cidade pequena, mas que tem a melhor qualidade de vida. A realidade de uma boa educação, uma boa saúde e a ausência de extrema pobreza geram um bem-estar notável. O emprego e a solidariedade do povo também contribuem para o ambiente acolhedor,” afirmou Rosene em uma entrevista concedida ao portal G1.