Grupo privilegiado vai ganhar mais dinheiro do Bolsa Família em agosto
No mês de agosto, os beneficiários do Bolsa Família terão seu benefício complementado pelo pagamento do Auxílio Gás. Esse auxílio visa facilitar a compra do botijão de gás de 13 kg, item essencial para as famílias no país. Essa iniciativa do Governo Federal oferece um valor médio de R$ 100 pago bimestralmente. Para ter direito ao auxílio, é necessário estar inscrito no CadÚnico.
Além disso, as famílias precisam possuir uma renda mensal per capita inferior a meio salário mínimo, atualmente R$ 706. Ainda, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos e pessoas com deficiência sem direito à aposentadoria, também são contemplados.
O Auxílio Gás é eficiente?
Mesmo com as limitações orçamentárias restringindo o benefício a cerca de seis milhões de famílias, entre as mais de 40 milhões cadastradas, o Auxílio Gás tem uma grande relevância social. O benefício prioriza famílias com grande número de membros, residentes de municípios isolados e mulheres vítimas de violência doméstica.
Apesar de sua grande relevância, algumas notícias não são positivas. O Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) anunciou que 109.234 famílias inscritas no Bolsa Família, poderão ter o benefício bloqueado em agosto devido ao não cumprimento de exigências de educação, um aumento de 15,5% em relação a maio de 2024.
Para não ter o benefício bloqueado, a frequência escolar mínima de crianças e adolescentes é essencial para continuar recebendo.
Governo emite alertas
O Governo Federal implementou um sistema de alertas graduadas para o não cumprimento dessas exigências, elas passam pelas seguintes fases: advertência, bloqueio, suspensão e cancelamento. As famílias que tiverem seus benefícios bloqueados, poderão regularizar a situação e sacar a parcela assim que resolverem as pendências.
Vale ressaltar que a folha de agosto será finalizada no dia 31 de julho, proporcionando um prazo para corrigir as irregularidades. Ao todo, 319.154 famílias receberão advertências/alertas; 109.234 terão o benefício bloqueado em julho, mas poderão sacá-lo em agosto após regularização; e 72.542 famílias terão suspensão total ou parcial do benefício nos meses de julho e agosto de 2024.