A Coluna Financeira é um site dinâmico e sem enrolação, com foco em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e programas sociais.

Golpe do 0800 está pegando muita gente: Aprenda fugir dele

Você ainda não conhece o golpe 0800? Este golpe está roubando os dados de muitas pessoas, e elas podem até perder dinheiro através deste golpe. Se você tem recebido mensagens e ligações suspeitas sobre suas operações financeiras, tenha cuidado, pois pode ser um golpe. 

Criminosos estão fazendo muitas vítimas por meio de falsas ligações e mensagens se passando por bancos, para os clientes. Dessa forma, se trata do golpe 0800, falsa central telefônica que está fazendo muitas vítimas nos últimos dias.

O maior alvo dos criminosos são pessoas idosas, uma vez que não estão tão adequadas ao meio digital. Se você possui contas e cartões ativos que utiliza com frequência, é importante estar atento a esses criminosos que se passam pelos bancos.

Como funciona o golpe 0800?

Com as ligações e mensagens, esses criminosos conseguem acesso a informações específicas para o roubo de dados ou mesmo o dinheiro da vítima. Normalmente, os criminosos simulam um atendimento ativo de banco para as vítimas.

No caso de mensagens, eles costumam enviar SMS ou até mesmo mensagens no WhatsApp em um número falso, a fim de coletar determinadas informações dos clientes. A mensagem vem geralmente com uma compra falsa dizendo que a transação é suspeita, e que o cliente deve clicar no link para bloqueá-la na hora. 

Desse modo, ao clicar no link disponibilizado, os bandidos conseguem as informações e ter acesso aos dados bancários da vítima. Assim, eles passam a realizar diversas transações financeiras.

Nas ligações, ocorre da mesma forma, e eles pedem os dados do cliente e as senhas do cartão. Geralmente a ligação possui o seguinte conteúdo: “Compra aprovada em R$ XXXXX em (alguma loja ou instituição financeira). Para confirmar, digite 1. Caso desconheça a transação, ligue para a central no número 0800 XXXX ou clique no link abaixo”.

Desse modo, desconfie e ligue para o seu banco a fim de denunciar ou confirmar essas situações. As instituições financeiras afirmam que não enviam mensagens ou links, e nem fazem ligações pedindo dados de clientes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.