Crescendo pelo 16º trimestre consecutivo, Vulcabras divulga resultados robustos e anuncia dividendos mensais
Mantendo a trajetória de alta por 16 trimestres consecutivos, a Vulcabras (VULC3) reporta mais um trimestre de crescimento recorde. A Receita Operacional Líquida (ROL) alcançou R$ 761 milhões, aumento de 5,1% sobre 2T23, demonstrando a resiliência do negócio frente a um trimestre repleto de desafios, incluindo a catástrofe climática no Rio Grande do Sul.
A Margem Bruta cresce de 41,4% para 42,5% no trimestre (alta de 1,1 p.p). O EBITDA recorrente foi de R$ 175,4 milhões, crescimento de 4,0%, versus R$ 168,7 milhões no 2T23, com Margem EBITDA de 23,0%. O Lucro Líquido recorrente atingiu R$ 139,7 milhões ante R$ 133,8 milhões, crescimento de 4,4% e a Margem Líquida recorrente foi de 18,4% no 2T24.
“Os investimentos em tecnologias e novos produtos que democratizam a alta performance esportiva possibilitaram que nossas três marcas – Olympikus, Mizuno e Under Armour – explorassem com sucesso novos mercados e novas categorias, impulsionando o robusto desempenho da Companhia”, afirma Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras.
Divisão de calçados cresce em todas as marcas
A receita líquida da categoria de calçados esportivos foi de R$ 644,6 milhões, crescimento de 6,0% no 2T24 versus 2T23. A Olympikus segue em forte expansão, apresentando crescimento em preço médio com o sucesso da Família Corre, que democratiza a alta performance com inovações e tecnologia 100% feitas no Brasil.
Neste trimestre, o Corre Supra, o supertênis feito no Brasil, venceu 12 pódios em sua estreia oficial na Maratona Internacional de São Paulo reforçando a presença da marca na alta performance. Com o QU4DRA BR1, tênis cocriado com o jogador Bruno Resende, a marca retornou às quadras de vôlei.
A Mizuno seguiu construindo sua presença na corrida de alta performance ao trazer para o mercado brasileiro o Mizuno Neo Vista, o seu primeiro ‘Super Trainer’, uma nova categoria de tênis que traz uma combinação de tecnologias de um super shoes em um produto para treinos de velocidade.
Under Armour segue ampliando a sua presença no basquete e nos treinos. Três novos drops da Linha Curry Brand e o UA Wish ampliam a presença da marca nas quadras. No treino, o UA Tribase Lift segue ganhando espaço dentro e fora das academias.
E-commerce cresce 72,9%
Com uma estratégia de complementariedade ao demais canais, ofertando uma coleção mais ampla, especialmente em vestuários e acessórios, o e-commerce mantém a tendência de expansão acelerada. O canal saltou de R$ 57,1 milhões no 2T23 para R$ 98,7 milhões no 2T24, crescimento de 72,9%. Como percentual da receita, representou 13% do total da receita líquida da Companhia, crescendo 5,1 p.p em comparação ao 2T23.
Retorno aos acionistas – dividendos, recompra de ações e estrutura de capital
Além dos resultados acima e com base na resiliência e solidez da sua geração de caixa, a Vulcabras anunciou dividendos mensais no valor de R$ 0,125 por ação, equivalente a R$ 1,50 por ação anualmente. Com este anúncio, a Companhia se posiciona como uma das maiores pagadoras de dividendos do setor e da bolsa brasileira.
Considerando o preço médio da ação ao longo de julho, próximo aos R$ 15, a Companhia terá dividend yield superior a 10% e um payout superior a 80% se olharmos para o lucro líquido dos últimos doze meses.
Além disso, a Vulcabras também seguiu recomprando ações, totalizando até o final de julho 2,4 milhões de ações em tesouraria, chegando assim próxima à marca de 1% do total de ações em circulação da Companhia e próxima à metade do plano de recompra aprovado. Por conta disso, o conselho da Vulcabras também aprovou um aumento do plano de recompra de 5 para 10 milhões de ações.
Embora os valores de dividendos e recompra sejam bastante significativos, Bartelle sinaliza que eles não comprometem o objetivo e perspectivas de crescimento da empresa.
“A Vulcabras seguirá consolidando o seu modelo de negócios, explorando as suas avenidas de crescimento orgânicas e inorgânicas, com fundamentos financeiros sólidos e com uma visão muito clara buscando sempre a maximização do retorno aos acionistas por meio de uma alocação de capital inteligente e eficiente”, finaliza Bartelle