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Rodovia que ficou 50 anos arquivada deve sair do papel trazendo enorme benção para região brasileira

Após cinco décadas de especulações e promessas não cumpridas, a Rodovia Parelheiros-Itanhaém volta a ser debatida, prometendo transformar o Litoral Sul de São Paulo. Com apenas 15 quilômetros de extensão, a estrada visa encurtar pela metade o tempo de viagem entre o Planalto Paulista e as praias da região, o que pode trazer benefícios econômicos significativos, como o fortalecimento das relações comerciais e culturais, e um impulso ao turismo e ao mercado imobiliário.

“A construção dessa rodovia representa uma oportunidade única para o desenvolvimento econômico e social do Litoral Sul”, afirma José Alberto Loio de Loureiro, presidente da Associação Comercial de Itanhaém (ACAI). 

A estrada também aliviaria o tráfego no Sistema Anchieta-Imigrantes, oferecendo uma alternativa valiosa para turistas e caminhões que se dirigem ao Porto de Santos.

Rodoviária promete melhorar a economia

A expectativa é que a rodovia gere milhares de empregos e atraia investidores, proporcionando um crescimento considerável para o comércio local e o setor imobiliário. No entanto, o projeto enfrenta um histórico de promessas não cumpridas e controvérsias. Em 2012, uma empreiteira interessada na construção enfrentou dificuldades financeiras, e o contrato nunca foi firmado.

Além dos desafios financeiros, o debate ambiental intensifica-se. O deputado estadual Mário Maurici de Lima Morais (PT), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, critica a proposta, alegando que a rodovia poderia provocar desmatamento significativo e comprometer áreas de preservação da Mata Atlântica. “A construção da estrada poderia desencadear um processo de ocupação desordenada e afetar mananciais que abastecem a Grande São Paulo”, adverte Maurici.

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